Como realizar uma publicação no Scriptcase - Típica

Como realizar uma publicação no Scriptcase - Típica

Confira o passo a passo de uma publicação típica dos seus projetos. 

Pré-Requisitos do ambiente

Servidor Web configurado e compatível as versões do PHP homologadas para as aplicações do Scriptcase como: ApacheIIS ou nginx
Extensão do banco de dados utilizado na conexão do projeto habilita para criação da conexão.
PHP homologado para utilização das aplicações da ferramenta. As aplicações são compatíveis em ambientes com PHP da versão 7.0 ou superior. Confira a lista completa


Projetos desenvolvidos em instalações do Scriptcase com o PHP 7.0 ou PHP 7.3, estão homologados para as seguintes versões do PHP

  • PHP 7.0
  • PHP 7.1
  • PHP 7.2
  • PHP 7.3
  • PHP 7.4
Projetos desenvolvidos em instalações do Scriptcase com o PHP 8.1, estão homologados para as seguintes versões do PHP
  • PHP 7.0
  • PHP 7.1
  • PHP 7.2
  • PHP 7.3
  • PHP 7.4
  • PHP 8.0
  • PHP 8.1

Iniciando a publicação

1. Acesse o menu "Projeto -> Publicar Aplicações", disponível no menu superior.




É possível iniciar a publicação fora do projeto, através do menu suspenso:



2. Selecione as aplicações do projeto que serão publicadas.
Caso escolha por selecionar aplicações será exibida uma tela com todas as aplicações do projetos, para que sejam definidas as aplicações que serão publicadas.




3. Selecione o tipo de publicação que será realizada, neste artigo seguimos com a opção Típica.
Caso necessite de mais informações sobre a publicação avançada confira nossa documentação sobre publicação avançada ou acesse o tutorial de Como realizar uma publicação avançada.



4. Em seguida devem ser definidos os arquivos que serão enviados para seu servidor.

Caso seja sua primeira publicação, devem ser marcado as opções: Publicar com ambiente de produção e Publicar com os arquivos comuns.
Ao selecionar a opção de Publicar com ambiente de produção serão exibidas duas novas opções
  1. Publicar com os mapas do FusionChart - Esta opção define se os arquivos referentes a biblioteca dos Mapas do FusionChats(maps.js) serão enviados na publicação. Ela deve ser marcada caso seu projeto utilize algum recurso de mapa.
  2. Sistemas Operacionais - Esta opção é obrigatória e define o envio dos arquivos wkhtmltopdf e phantomjs baseado em seu sistema operacional, diminuindo assim o tamanho do arquivo gerado. Selecione o sistema operacional onde seu projeto será publicado.
Veja mais detalhes sobre as opções disponíveis na documentação sobre publicação típica.

Após selecionar as opções clique em avançar.

 



5. Na última etapa da publicação, é necessário definir o formato em que a publicação será realizada. Escolha o formato desejado para a sua publicação e clique em "Avançar".

Gerar ZIP ou Tar.GZ com aplicações (recomendada): Ao final do processo será disponibilizado um link para download do pacote de publicação.



Nota: Esta opção é recomendada por ser a que menos depende de outros serviços para ser feita.

Publicar em diretório no servidor: Publica as aplicações no diretório informado. Essa opção só deve ser utilizada, caso a publicação seja realizada no mesmo servidor em que o ScriptCase está instalado, caso contrário essa opção não terá validade.

 


Nota: Se o Scriptcase não conseguir achar a pasta de nome "teste", uma tela de alerta será exibida informando que será criada uma pasta com esse nome.

Publicar em servidor de FTP ou SFTP: Publica automaticamente as aplicações em um servidor remoto de FTP/SFTP.

 

Nota: Para utilizar esta opção é necessário ter um servidor que disponibilize acesso FTP/SFTP e um usuário com permissão de escrita na mesma pasta.


Selecione o tipo de publicação que deseja realizar e clique em avançar. Iremos utilizar para este exemplo a publicação diretamente no servidor.


6. Ao final do processo será exibido um relatório das aplicações publicadas.


Caso tenha definido zip ou tar.gz como tipo de publicação será exibido um botão para realizar o download do arquivo.


É importante aguardar o fim da publicação e realizar o download do arquivo pela interface, para garantir que todas as aplicações e bibliotecas foram corretamente geradas e incluídas no arquivo.


Criando a conexão


Passo 1:  Acesse a aplicação através do navegador no seguinte endereço: 127.0.0.1:8092/pasta/nome_da_app. Você verá uma tela como a imagem abaixo. Informando que as conexão não foram encontradas. 



Clique no botão "Criar conexão" para ser redirecionado para o ambiente de produção.

Passo 2Acessando o 'ambiente de produção', você verá uma tela como na imagem abaixo. Para o primeiro login a senha padrão é scriptcase.


 


Passo 3: Na próxima tela você terá que definir uma nova senha para entrar no "ambiente de produção".


 

Passo 4: Ao entrar no ambiente de produção, você verá suas conexões, clique nelas e continue o processo de configuração.




 

Passo 5: Neste passo escolhemos o SGBD, o banco de dados que utilizamos na aplicação.

Passo 6: Informaremos o Servidor do Banco de Dados, no nosso como o banco de dados está na mesma máquina das aplicações, podemos chamar através de ' localhost ', se o banco estiver em outro servidor pode ser chamada através do nome da máquina ou número IP, informaremos também o Login e Senha de acesso ao banco de dados (se possuir).

Obs.: Para o exemplo foi utilizado o banco de dados MySQL



Passo 7: O último passo será acessar a aplicação pelo browser.




    • Related Articles

    • Como realizar uma publicação no Scriptcase - Avançada

      Este tutorial mostra como fazer uma implantação típica no Scritpcase. O scriptcase contém dois modelos de implantação de aplicativos: Típico e Avançado. Se você não tiver certeza de como implantar em um servidor de hospedagem, assista a este tutorial ...
    • Tipos de publicação no Scriptcase

      Uma publicação é o ato de tornar externo, as aplicações feitas em seu projeto do Scriptcase, afim de que possam ser acessadas em ambiente de homologação. Basicamente, é o último procedimento da fase de desenvolvimento, onde o usuário do Scriptcase ...
    • Como realizar o Registro Offline

      Este tipo de registro é realizado em duas etapas. Solicitação Offline - Nesta etapa iremos gerar e validar um arquivo que será utilizado na etapa de Registro Offline. Registro Offline - Nesta etapa, em posse do arquivo .lic, iremos realizar o ...
    • Como editar registros a partir de uma ligação de captura.

      Neste artigo, veja como criar uma ligação para editar um registro a partir de uma consulta utilizada em uma ligação de captura. Não podemos utilizar a ligação de edição neste caso, pois o botão para editar não estará disponível quando acessamos a ...
    • Como Registrar meu Scriptcase

      Para realizar o registro do Scriptcase você precisa ter em mãos: Login e Senha do proprietário da licença. Mesma conta utilizada durante o processo de compra da licença. Serial com status Aberta Caso tenha realizado uma compra recente, seu serial ...