Como realizar uma publicação no Scriptcase - Avançada

Como realizar uma publicação no Scriptcase - Avançada

Este tutorial mostra como fazer uma implantação típica no Scritpcase. O scriptcase contém dois modelos de implantação de aplicativos: Típico e Avançado.


Se você não tiver certeza de como implantar em um servidor de hospedagem, assista a este tutorial em vídeo sobre implantação aqui.

 

Pré-requisitos:
   1. Web server (eg: Apache, IIS)
   2. PHP versão 5.4 or superior.
   3. Acesso ao banco de dados que será usado na publicação.

Iniciando o processo de publicação avançada:

Este tipo de implantação é destinado a usuários que desejam utilizar as configurações padrão do ambiente de produção (Bibliotecas Comuns), esta configuração é feita automaticamente pelo Scriptcase. O processo é descrito abaixo:

Passo 1: Acesse seu projeto vá na opção "Projeto -> Publicar", disponível no menu principal. 

 


Depois de clicar em Publicar, você poderá escolher se deseja publicar todas as aplicações ou se deseja selecionar apenas as algumas aplicações. Vamos utilizar a opção "Todas".


 


Nota: Caso escolha a opção "Selecionar Aplicações", uma tela com todas as aplicações será exibida para que você possa escolher quais aplicações publicar.

 


Passo 2: Na próxima tela, escolha qual tipo de publicação usar, para este exemplo, usaremos a opção "Avançada".



Passo 3: Vamos criar um template para a publicação, para que as configurações sejam salvas e possam ser reutilizadas.

 



Passo 4: Defina a estrutura dos diretórios do ambiente de produção de acordo com a estrutura das bibliotecas comuns definidas no servidor de produção, como mostra na imagem a seguir.

Caso deseje, após finalizar o processo de implantação, além do link do projeto, esteja disponível o link para o ambiente de produção (Bibliotecas Comuns), marque a opção "Implantar com os arquivos comuns (CSS, botões, imagens, mensagens)"

 Exemplo:







Nota: É necessário criar um diretório em seu servidor para abrigar todo o ambiente de produção (Bibliotecas Comuns), lembrando que no diretório de documentos você deve informar o caminho absoluto da pasta. Neste exemplo, usaremos o diretório de nome: producao.

Configurando das pastas no servidor


Diretório da Produção: Conjunto de bibliotecas e serviços utilizados pelos aplicativos publicados. Defina aqui o caminho relativo ao diretório prod, ex: /production/prod ou /prod


Diretório das Imagens (usado no processo de upload): Pasta onde as imagens são salvas quando algum aplicativo utiliza um campo do tipo "imagem (nome do arquivo)". Digite esta opção e o caminho relativo para o diretório img, ex: /production/file/img


Diretório Temporário: Será criada pasta onde serão criados os arquivos temporários durante a execução das aplicações. Os arquivos neste diretório são removidos periodicamente com base na configuração especificada, por padrão é 120 minutos. Use neste campo o caminho relativo ao diretório tmp, ex: /production/tmp ou /temp_files/tmp


Diretório dos Documentos (utilizado no processo de upload): Pasta onde você salvou os documentos, quando algum aplicativo utiliza um campo do tipo "Documento (nome do arquivo)". Caminho absoluto (caminho completo) para o diretório doc, ex: C:/Apache/htdocs/production/file/doc ou C:/Apache/htdocs/my_documents/doc


Nota: O caractere "/" significa que a raiz do servidor Web está sendo usado como caminho relativo.

Passo 5: Defina o nome da conexão com o banco de dados na qual será utilizada em sua aplicação em produção.


Passo 6:
Escolha o tipo de publicação a ser usada. O scriptcase oferece 3 opções

1 - 
Gerar ZIP com aplicações (recomendada): Ao final do processo será disponibilizado um link para download do pacote de publicação.


 

Nota: Esta opção é recomendada por ser a que menos depende de outros serviços para ser feita.



 2 - Publicar em diretório no servidor: Publica as aplicações no diretório informado. Essa opção só deve ser utilizada, caso a publicação seja realizada no mesmo servidor em que o ScriptCase está instalado, caso contrário essa opção não terá validade.

 


Nota: Se o Scriptcase não conseguir achar a pasta de nome "teste", uma tela de alerta será exibida informando que será criada uma pasta com esse nome.


3 - Publicar em servidor de FTP: Publica automaticamente as aplicações em um servidor remoto de FTP.

 

Nota: Para utilizar esta opção é necessário ter um servidor que disponibilize acesso FTP e um usuário com permissão de escrita na mesma pasta.

 

Servidor FTP: Servidor que será utilizado para publicar o projeto. Insira aqui o domínio do seu servidor FTP.

Usuário: usuário de FTP do servidor de produção, lembrando que este usuário deve ter permissão de escrita na pasta do servidor, caso contrário não funcionará.

Senha: Senha do usuário do FTP.

Diretório no FTP: Diretório do servidor escolhido para implantação do projeto.

 

Passo 7: Ao final do processo será exibido um relatório das aplicações publicadas juntamente com os links para download, tanto do projeto como das bibliotecas comuns, que são as rotinas necessárias para a execução das aplicações em ambiente de produção, por isso é obrigatório que elas sejam levadas juntas ao pacote de publicação.


 

Nota: Com a publicação avançada é necessário fazer o download do “Ambiente de Produção”, que corresponde a todos os arquivos responsáveis pelas bibliotecas públicas. Caso não deseje baixar o Ambiente de Produção (Bibliotecas Comuns) gerado pelo link após a publicação, você pode optar por baixá-lo aqui. Se você deseja publicar o mesmo projeto novamente, não é necessário baixar as bibliotecas comuns. Essas informações não são válidas apenas quando as bibliotecas comuns foram atualizadas para uma nova versão do ScriptCase.


Iniciando o processo de criação do Ambiente de Produção:


Passo 1: A próxima etapa será descompactar e extrair os arquivos existentes no zip gerado pelo ScriptCase.


A estrutura se apresentará como na imagem abaixo:


 


Dentro da pasta raiz (wwwroot) foi criada uma pasta de nome "teste". Extraia dentro desta pasta o arquivo zip de publicação.




Criando a conexão

No próximo passo, será criada a conexão.

Passo 1:  Acesse a ambiente de produção através do navegador no seguinte endereço: 127.0.0.1:8092/producao/prod. Você verá uma tela como a imagem abaixo. Informando que as conexão não foram encontradas. 
Acessando o 'ambiente de produção', você verá uma tela como na imagem abaixo. Para o primeiro login a senha padrão é scriptcase.


 


Passo 2: Na próxima tela você terá que definir uma nova senha para entrar no "ambiente de produção".


 

Passo 3: Ao entrar no ambiente de produção, você verá suas conexões, clique nelas e continue o processo de configuração.




 

Passo 4: Neste passo escolhemos o SGBD, o banco de dados que utilizamos na aplicação.

Passo 5: Informaremos o Servidor do Banco de Dados, no nosso como o banco de dados está na mesma máquina das aplicações, podemos chamar através de ' localhost ', se o banco estiver em outro servidor pode ser chamada através do nome da máquina ou número IP, informaremos também o Login e Senha de acesso ao banco de dados (se possuir).

Obs.: Para o exemplo foi utilizado o banco de dados MySQL



Passo 6: O último passo será acessar a aplicação pelo browser.



    • Related Articles

    • Como realizar uma publicação no Scriptcase - Típica

      Confira o passo a passo de uma publicação típica dos seus projetos. Pré-Requisitos do ambiente Servidor Web configurado e compatível as versões do PHP homologadas para as aplicações do Scriptcase como: Apache, IIS ou nginx Extensão do banco de dados ...
    • Tipos de publicação no Scriptcase

      Uma publicação é o ato de tornar externo, as aplicações feitas em seu projeto do Scriptcase, afim de que possam ser acessadas em ambiente de homologação. Basicamente, é o último procedimento da fase de desenvolvimento, onde o usuário do Scriptcase ...
    • Como realizar o Registro Offline

      Este tipo de registro é realizado em duas etapas. Solicitação Offline - Nesta etapa iremos gerar e validar um arquivo que será utilizado na etapa de Registro Offline. Registro Offline - Nesta etapa, em posse do arquivo .lic, iremos realizar o ...
    • Como editar registros a partir de uma ligação de captura.

      Neste artigo, veja como criar uma ligação para editar um registro a partir de uma consulta utilizada em uma ligação de captura. Não podemos utilizar a ligação de edição neste caso, pois o botão para editar não estará disponível quando acessamos a ...
    • Como Registrar meu Scriptcase

      Para realizar o registro do Scriptcase você precisa ter em mãos: Login e Senha do proprietário da licença. Mesma conta utilizada durante o processo de compra da licença. Serial com status Aberta Caso tenha realizado uma compra recente, seu serial ...