Este tutorial mostra como fazer uma implantação típica no Scritpcase. O scriptcase contém dois modelos de implantação de aplicativos: Típico e Avançado.
Se você não tiver certeza de como implantar em um servidor de hospedagem, assista a este tutorial em vídeo sobre implantação aqui.
Pré-requisitos:
1. Web server (eg: Apache, IIS)
2. PHP versão 5.4 or superior.
3. Acesso ao banco de dados que será usado na publicação. Iniciando o processo de publicação avançada:
Este tipo de implantação é destinado a usuários que desejam utilizar as configurações padrão do ambiente de produção (Bibliotecas Comuns), esta configuração é feita automaticamente pelo Scriptcase. O processo é descrito abaixo:
Passo 1: Acesse seu projeto vá na opção "Projeto -> Publicar", disponível no menu principal.
Depois de clicar em Publicar, você poderá escolher se deseja publicar todas as aplicações ou se deseja selecionar apenas as algumas aplicações. Vamos utilizar a opção "Todas".
Nota: Caso escolha a opção "Selecionar Aplicações", uma tela com todas as aplicações será exibida para que você possa escolher quais aplicações publicar.
Passo 2: Na próxima tela, escolha qual tipo de publicação usar, para este exemplo, usaremos a opção "Avançada".
Passo 3: Vamos criar um template para a publicação, para que as configurações sejam salvas e possam ser reutilizadas.
Passo 4: Defina a estrutura dos diretórios do ambiente de produção de acordo com a estrutura das bibliotecas comuns definidas no servidor de produção, como mostra na imagem a seguir.
Caso deseje, após finalizar o processo de implantação, além do link do projeto, esteja disponível o link para o ambiente de produção (Bibliotecas Comuns), marque a opção "Implantar com os arquivos comuns (CSS, botões, imagens, mensagens)"
Exemplo:
Nota: É necessário criar um diretório em seu servidor para abrigar todo o ambiente de produção (Bibliotecas Comuns), lembrando que no diretório de documentos você deve informar o caminho absoluto da pasta. Neste exemplo, usaremos o diretório de nome: producao.
Configurando das pastas no servidor
Diretório da Produção: Conjunto de bibliotecas e serviços utilizados pelos aplicativos publicados. Defina aqui o caminho relativo ao diretório prod, ex: /production/prod ou /prod
Diretório das Imagens (usado no processo de upload): Pasta onde as imagens são salvas quando algum aplicativo utiliza um campo do tipo "imagem (nome do arquivo)". Digite esta opção e o caminho relativo para o diretório img, ex: /production/file/img
Diretório Temporário: Será criada pasta onde serão criados os arquivos temporários durante a execução das aplicações. Os arquivos neste diretório são removidos periodicamente com base na configuração especificada, por padrão é 120 minutos. Use neste campo o caminho relativo ao diretório tmp, ex: /production/tmp ou /temp_files/tmp
Diretório dos Documentos (utilizado no processo de upload): Pasta onde você salvou os documentos, quando algum aplicativo utiliza um campo do tipo "Documento (nome do arquivo)". Caminho absoluto (caminho completo) para o diretório doc, ex: C:/Apache/htdocs/production/file/doc ou C:/Apache/htdocs/my_documents/doc
Nota: O caractere "/" significa que a raiz do servidor Web está sendo usado como caminho relativo.
Passo 5: Defina o nome da conexão com o banco de dados na qual será utilizada em sua aplicação em produção.
Passo 6:
Escolha o tipo de publicação a ser usada. O scriptcase oferece 3 opções
1 - Gerar ZIP com aplicações (recomendada): Ao final do processo será disponibilizado um link para download do pacote de publicação.
Nota: Esta opção é recomendada por ser a que menos depende de outros serviços para ser feita.
2 - Publicar em diretório no servidor: Publica as aplicações no diretório informado. Essa opção só deve ser utilizada, caso a publicação seja realizada no mesmo servidor em que o ScriptCase está instalado, caso contrário essa opção não terá validade.
Nota: Se o Scriptcase não conseguir achar a pasta de nome "teste", uma tela de alerta será exibida informando que será criada uma pasta com esse nome.
3 - Publicar em servidor de FTP: Publica automaticamente as aplicações em um servidor remoto de FTP.
Nota: Para utilizar esta opção é necessário ter um servidor que disponibilize acesso FTP e um usuário com permissão de escrita na mesma pasta.
Servidor FTP: Servidor que será utilizado para publicar o projeto. Insira aqui o domínio do seu servidor FTP.
Usuário: usuário de FTP do servidor de produção, lembrando que este usuário deve ter permissão de escrita na pasta do servidor, caso contrário não funcionará.
Senha: Senha do usuário do FTP.
Diretório no FTP: Diretório do servidor escolhido para implantação do projeto.
Passo 7: Ao final do processo será exibido um relatório das aplicações publicadas juntamente com os links para download, tanto do projeto como das bibliotecas comuns, que são as rotinas necessárias para a execução das aplicações em ambiente de produção, por isso é obrigatório que elas sejam levadas juntas ao pacote de publicação.
Nota: Com a publicação avançada é necessário fazer o download do “Ambiente de Produção”, que corresponde a todos os arquivos responsáveis pelas bibliotecas públicas. Caso não deseje baixar o Ambiente de Produção (Bibliotecas Comuns) gerado pelo link após a publicação, você pode optar por baixá-lo aqui. Se você deseja publicar o mesmo projeto novamente, não é necessário baixar as bibliotecas comuns. Essas informações não são válidas apenas quando as bibliotecas comuns foram atualizadas para uma nova versão do ScriptCase.
Iniciando o processo de criação do Ambiente de Produção:
Passo 1: A próxima etapa será descompactar e extrair os arquivos existentes no zip gerado pelo ScriptCase.
A estrutura se apresentará como na imagem abaixo:
Dentro da pasta raiz (wwwroot) foi criada uma pasta de nome "teste". Extraia dentro desta pasta o arquivo zip de publicação.
Criando a conexão
No próximo passo, será criada a conexão.
Passo 1: Acesse a ambiente de produção através do navegador no seguinte endereço: 127.0.0.1:8092/producao/prod. Você verá uma tela como a imagem abaixo. Informando que as conexão não foram encontradas.
Acessando o 'ambiente de produção', você verá uma tela como na imagem abaixo. Para o primeiro login a senha padrão é scriptcase.
Passo 2: Na próxima tela você terá que definir uma nova senha para entrar no "ambiente de produção".
Passo 3: Ao entrar no ambiente de produção, você verá suas conexões, clique nelas e continue o processo de configuração.
Passo 4: Neste passo escolhemos o SGBD, o banco de dados que utilizamos na aplicação.
Passo 5: Informaremos o Servidor do Banco de Dados, no nosso como o banco de dados está na mesma máquina das aplicações, podemos chamar através de ' localhost ', se o banco estiver em outro servidor pode ser chamada através do nome da máquina ou número IP, informaremos também o Login e Senha de acesso ao banco de dados (se possuir).
Obs.: Para o exemplo foi utilizado o banco de dados MySQL
Passo 6: O último passo será acessar a aplicação pelo browser.