Autenticação com o Facebook a partir de uma aplicação de Controle

Autenticação com o Facebook a partir de uma aplicação de Controle


Na aplicação de Controle, existe um recurso no menu lateral esquerdo chamado "Autenticações". Nesse recurso existem as opções de autenticação da aplicação de Controle com o Facebook, o Twitter e o PayPal. 

Para este artigo, vamos aprender como utilizar a autenticação com o Facebook.

1 - Depois de criarmos uma aplicação de Controle, vamos precisar criar ao menos um campo na aplicação de Controle, para em seguida irmos até a opção "Autenticações" que fica no menu lateral esquerdo da aplicação de Controle, conforme destacado na imagem abaixo:


2 - Logo na primeira opção, encontraremos o bloco do Facebook com os campos que devem ser preenchidos para que a autenticação funcione. Estes campos podem ser gerados através da página Facebook para Desenvolvedores, e para saber o passo a passo dessa geração, você pode acessar o link do artigo abaixo que mostra como gerar o App ID e o Secret.

Gerando as credenciais para autenticação com Facebook

3 - Além de realizar o procedimento de geração das credenciais acima, precisamos também habilitar a URL da nossa aplicação de Controle para evitar o retorno da mensagem descrita na imagem abaixo quando formos executar nossa aplicação e utilizar a autenticação com o Facebook:



Para isso, devemos ir até a opção "Login do Facebook -> Configurações" na página do Facebook for Developers, e logo em seguida habilitar a opção "Forçar a reautenticação do OAuth na Web" e adicionar a URL da nossa aplicação de Controle em URls de redirecionamento do OAuth válidos:



4 - Antes de inserirmos as informações dos campos App ID e Secret, vamos criar um método que será inserido posteriormente no campo Retorno do Método, que é utilizado para validação depois de voltar do webservice, como está definido na própria descrição do campo. Clicamos no ícone de "+":



5 - Chamaremos o nome do método de "facebook", clicamos no botão "Criar". Para o exemplo, vamos adicionar um simples alert no método utilizando a macro sc_alert() apenas para essa validação:


6 - Voltamos até a opção "Autenticações" após salvar o método, e selecionamos o método facebook no campo "Retorno do Método" que acabara de ser criado. Além disso, inserimos as credenciais que foram geradas na página Facebook for Developers, de acordo com o terceiro passo:



7 - Feito isso, vamos até a opção "Barra de Ferramentas" no menu lateral esquerdo da aplicação de Controle, pois precisaremos habilitar o botão de autenticação com Facebook levando ele da coluna esquerda para a direita:



8 - Salvamos a aplicação, geramos o código-fonte e executamos. Com a aplicação executada, vamos clicar no botão "Facebook" que foi habilitado para a aplicação. Seremos redirecionados para inserirmos a senha de nossa conta no Facebook, e logo a autenticação será concretizada:








    • Related Articles

    • Gerando as credenciais para autenticação com Facebook

      Neste artigo, aprenderemos como gerar credenciais (App ID e Secret) para autenticação e acesso ao nosso projeto desenvolvido no ScriptCase através do Facebook. 1 - O primeiro passo é a criação de uma conta no Facebook como "desenvolvedor". Precisamos ...
    • Criando a chave de Api do Google Maps

      Neste artigo veja como habilitar e obter a chave para utilização do Google Maps nas aplicações do Scriptcase. Acessando a Plataforma do google Maps 1. Acesse o link https://mapsplatform.google.com/ para criar sua chave. Será necessário realizar login ...
    • Como editar registros a partir de uma ligação de captura.

      Neste artigo, veja como criar uma ligação para editar um registro a partir de uma consulta utilizada em uma ligação de captura. Não podemos utilizar a ligação de edição neste caso, pois o botão para editar não estará disponível quando acessamos a ...
    • Como criar ligação de aplicação

      Ligação de Aplicação: É utilizada para ligar a aplicação com qualquer outro tipo de aplicação do projeto. Esse tipo de ligação está associado aos eventos de inclusão e alteração. Como fazer uma ligação entre aplicações: Abra sua aplicação e acesse, ...
    • Gerando as credenciais para autenticação com Twitter

      Neste artigo, aprenderemos como gerar credenciais (API Key e API Key Secret) para autenticação e acesso ao nosso projeto desenvolvido no ScriptCase através do Twitter. Criação de conta  1 - O primeiro passo é a criação de uma conta no Twitter através ...