Histórico e Incremento de Versão no ScriptCase

Histórico e Incremento de Versão no ScriptCase

Um dos grandes dilemas de se trabalhar em projetos de desenvolvimento é com relação as versões do projeto. Um dos erros mais comuns é se programar em cima de alguma implementação já realizada, e com isso, acabar por sobrescrever documentos. Esse tipo de situação pode ocasionar perdas sérias de informações e gerar um grande retrabalho. Por isso, trabalhar com uma ferramenta que ofereça uma forma de versionamento segura e confiável é essencial.


O Scriptcase oferece de forma rápida e descomplicada dois recursos capazes de evitar situações como as citadas anteriormente: Histórico de Versões Incremento de Versão. Vejamos abaixo como funciona cada um deles.


Incremento de Versão

Para acessar esse recurso dentro do nosso projeto, nós vamos até a opção "Projeto -> Incremento de Versão", que fica localizada no menu superior horizontal do ScriptCase, conforme destacado na imagem abaixo:



Ao acessar essa opção, teremos a versão atual em que o nosso projeto se encontra, o campo "Nova Versão" que poderá ser editado para a versão que desejamos incrementar o nosso projeto, e por fim, a descrição desse incremento, onde geralmente consta os novos recursos que serão adicionados ao projeto. Depois de definir as informações necessárias, basta clicarmos em "Incrementar":



É valido ressaltar que o incremento de versão só permite que apenas a última versão do projeto seja incrementada


Será mostrado na próxima tela, informações sobre o nosso projeto, como quantidade de aplicações, campos, eventos e log, além do tempo que levou para ocorrer essa incrementação. Clicamos em "Abrir nova versão do projeto", e logo poderemos dar início ao desenvolvimento na nova versão:



Histórico de Versão

Para acessarmos esse recurso dentro do nosso projeto, vamos seguir o mesmo caminho que fizemos acima, só que agora nossa opção de interesse é "Projeto -> Histórico de Versões":



Encontraremos todas as versões que já foram incrementadas ao projeto desde a versão original, a data e o horário de criação da versão, e algumas opções para gerenciamento de cada uma dessas versões, como: Excluir, Status e Editar.


- Excluir: essa opção nos permite excluir em definitivo alguma versão do projeto.
- Status: nos permite deixar bloqueada a opção de Editar, para não acessarmos mais determinada versão.
- Editar: ao clicar nessa opção, voltaremos para a tela onde ficam todas as aplicações do projeto daquela determinada versão. Se o ícone do cadeado estiver como "Fechado" em Status naquela determinada versão, essa opção ficará escondida.

Outro ponto importante a ser mencionado, é que se clicarmos no botão do cadeado para fechar uma determinada versão, e essa versão for a atual do projeto, imediatamente somos redirecionados para a tela com todas as aplicações da versão anterior a essa que acabara de ser fechada.


    • Related Articles

    • Instalando ScriptCase PHP 7.3 utilizando XAMPP no Linux

      Xampp Installation Using PHP 7.3 XAMPP Permite instalar facilmente o Apache em seu próprio computador, independentemente do seu sistema operacional (Linux, Windows, MAC ou Solaris). Primeiro vamos baixar o  XAMPP PHP ...
    • Criando a chave de Api do Google Maps

      Neste artigo veja como habilitar e obter a chave para utilização do Google Maps nas aplicações do Scriptcase. Acessando a Plataforma do google Maps 1. Acesse o link https://mapsplatform.google.com/ para criar sua chave. Será necessário realizar login ...
    • Resolvendo problema de versão do Source Guardian

      Neste tutorial, iremos mostrar como solucionar o problema com a versão incorreta do Source Guardian em instalações do Scriptcase. Selecione abaixo o seu sistema operacional correspondente para seguir os passos corretamente: Linux Windows MacOS Por ...
    • Configurando API de E-mail no ScriptCase

      No ScriptCase, nós podemos configurar e habilitar 3 tipos de API de E-mail nativamente. São elas: SMTP, Mandrill e Amazon SES. Para este artigo, utilizaremos como exemplo a oção SMTP, que é a mais comumente utilizada. Obtendo as informações do ...
    • Como solicitar um novo Serial

      Algumas situações demandam a reinstalação do Scriptcase, nestes casos, o usuário deve gerar um novo serial em nosso site para registrar a ferramenta. Siga os passos abaixo para gerar um novo serial: 1. Realize o login no site Todo o processo para ...