Um dos grandes dilemas de se trabalhar em projetos de desenvolvimento é com relação as versões do projeto. Um dos erros mais comuns é se programar em cima de alguma implementação já realizada, e com isso, acabar por sobrescrever documentos. Esse tipo de situação pode ocasionar perdas sérias de informações e gerar um grande retrabalho. Por isso, trabalhar com uma ferramenta que ofereça uma forma de versionamento segura e confiável é essencial.
O Scriptcase oferece de forma rápida e descomplicada dois recursos capazes de evitar situações como as citadas anteriormente: Histórico de Versões e Incremento de Versão. Vejamos abaixo como funciona cada um deles.
Incremento de Versão
Para acessar esse recurso dentro do nosso projeto, nós vamos até a opção "Projeto -> Incremento de Versão", que fica localizada no menu superior horizontal do ScriptCase, conforme destacado na imagem abaixo:
Ao acessar essa opção, teremos a versão atual em que o nosso projeto se encontra, o campo "Nova Versão" que poderá ser editado para a versão que desejamos incrementar o nosso projeto, e por fim, a descrição desse incremento, onde geralmente consta os novos recursos que serão adicionados ao projeto. Depois de definir as informações necessárias, basta clicarmos em "Incrementar":
É valido ressaltar que o incremento de versão só permite que apenas a última versão do projeto seja incrementada
Será mostrado na próxima tela, informações sobre o nosso projeto, como quantidade de aplicações, campos, eventos e log, além do tempo que levou para ocorrer essa incrementação. Clicamos em "Abrir nova versão do projeto", e logo poderemos dar início ao desenvolvimento na nova versão:
Histórico de Versão
Para acessarmos esse recurso dentro do nosso projeto, vamos seguir o mesmo caminho que fizemos acima, só que agora nossa opção de interesse é "Projeto -> Histórico de Versões":
Encontraremos todas as versões que já foram incrementadas ao projeto desde a versão original, a data e o horário de criação da versão, e algumas opções para gerenciamento de cada uma dessas versões, como: Excluir, Status e Editar.
- Excluir: essa opção nos permite excluir em definitivo alguma versão do projeto.
- Status: nos permite deixar bloqueada a opção de Editar, para não acessarmos mais determinada versão.
- Editar: ao clicar nessa opção, voltaremos para a tela onde ficam todas as aplicações do projeto daquela determinada versão. Se o ícone do cadeado estiver como "Fechado" em Status naquela determinada versão, essa opção ficará escondida.
Outro ponto importante a ser mencionado, é que se clicarmos no botão do cadeado para fechar uma determinada versão, e essa versão for a atual do projeto, imediatamente somos redirecionados para a tela com todas as aplicações da versão anterior a essa que acabara de ser fechada.