Gerando as credenciais para autenticação com Twitter

Gerando as credenciais para autenticação com Twitter

Neste artigo, aprenderemos como gerar credenciais (API Key e API Key Secret) para autenticação e acesso ao nosso projeto desenvolvido no ScriptCase através do Twitter.

Criação de conta 

1 - O primeiro passo é a criação de uma conta no Twitter através do site oficial, pois precisaremos usar ela na criação de uma conta no Twitter Developers. Caso você já possua uma conta no Twitter e queira usar ela para essa finalidade, então você já pode pular para o próximo passo.

2 - Vamos acessar a página Developer Platform e "Entrar" com a nossa conta do Twitter já criada no passo anterior, para que possamos utilizar os serviços oferecidos pelo Twitter API.




Criação do Aplicativo


1 - Seremos redirecionado para a rede social do Twitter ao inserirmos as informações de Login e Senha, mas é só voltarmos para a página Developer Platform, que já estaremos logado em nossa conta. Nossa opção de interesse é "Developer Portal", conforme destacado na imagem abaixo:



Serão solicitadas várias informações para cadastramento, e a primeira delas é qual a modalidade que o usuário pretende utilizar os serviços de API do Twitter, se é para fins Profissional, Acadêmico ou apenas como Hobby. Além disso, será necessário o preenchimento dos motivos pelos quais desejamos utilizar esse serviço, onde precisamos descrever. Por fim, será enviado um e-mail para o endereço que cadastramos inicialmente no momento da criação da conta no Twitter, informando que o pedido está em análise. Após isso, receberemos outro e-mail perguntando se existem órgãos governamentais que irão usufruir desse serviço, e que se existem, que informemos a lista deles. Devemos enviar um e-mail de resposta de acordo com o contexto e o propósito de uso. Em no máximo 48 horas, receberemos um novo e-mail de aprovação para utilização da conta de desenvolvedor.


2 - Com a aprovação do uso, podemos voltar até a página principal do Developer Portal, mais precisamente no Dashboard, para criarmos nossa primeira aplicação, onde estarão as informações necessárias para uso no ScriptCase. Com a aplicação criada, nos será fornecido a API Key e API Key Secret. Existe também a possibilidade de gerar novamente de acordo com o destaque na imagem abaixo.




Habilitando as URLs de chamada para consumo da API

A definição das URLs que serão chamadas quando formos utilizar a API Key e API Secret para consumir a API do Twitter, podem ser definidas nas configurações do aplicativo que foi criado.

1 - Acessamos o ícone referente às "Configurações", conforme destacado na imagem abaixo:


2 - Rolamos a página até embaixo até o bloco "Authentication Settings" e clicamos no botão "Editar":


3 - Habilitamos a opção "Enable 3-legged OAuth" e adicionamos as URLs de chamada que pretendemos utilizar a autenticação com o Twitter, além de preencher o campo "Website URL" que é o domínio principal do site utilizado. Feito isso, é só salvar os ajustes realizados.




É importante observar que as URLs a serem adicionadas precisam possuir o certificado SSL ativo para os domínios principais.





    • Related Articles

    • Gerando as credenciais para autenticação com Facebook

      Neste artigo, aprenderemos como gerar credenciais (App ID e Secret) para autenticação e acesso ao nosso projeto desenvolvido no ScriptCase através do Facebook. 1 - O primeiro passo é a criação de uma conta no Facebook como "desenvolvedor". Precisamos ...
    • Autenticação com o Facebook a partir de uma aplicação de Controle

      Na aplicação de Controle, existe um recurso no menu lateral esquerdo chamado "Autenticações". Nesse recurso existem as opções de autenticação da aplicação de Controle com o Facebook, o Twitter e o PayPal.  Para este artigo, vamos aprender como ...
    • Criando suas credenciais para a api do Google Sheets

      Criando suas credenciais 1 - Faça login com sua conta do Google na área reservada onde permite configurar APIs do Google, a partir deste URL: https://console.cloud.google.com/apis/library 2 - Se você já tem projetos criados, basta clicar no projeto ...
    • Gerando Diagnóstico de Desenvolvimento

      Gerando Diagnosis pela interface do Scriptcase Primeiro devemos efetuar o login no Scriptcase, e no Menu superior acessar a opção Ajuda -> Diagnosis.   Será carregada uma página contendo as informações de ambiente do seu servidor, para salva-la ...
    • Autenticação de dois Fatores do Módulo de Segurança - Google Authenticator

      O Google Authenticator gera códigos da verificação em duas etapas no seu smartphone . A verificação em duas etapas oferece maior segurança para sua conta pois dessa forma exige uma segunda etapa de verificação no login além da senha. Configuração da ...