No ScriptCase, nós podemos configurar e habilitar 3 tipos de API de E-mail nativamente. São elas: SMTP, Mandrill e Amazon SES.
Para este artigo, utilizaremos como exemplo a oção SMTP, que é a mais comumente utilizada.
Obtendo as informações do servidor SMTP
Existem diversos serviços que possuem provedores de e-mail com informações do servidor SMTP, como Google, Microsoft, e etc. Além disso, é comum vermos em serviços de hospedagens de sites, e para esse exemplo, utilizaremos o servidor SMTP do serviço de hospedagem do ScriptCase Host, onde conseguimos obter facilmente as informações necessárias para habilitar a API do SMTP no ScriptCase.
Ao acessar o cPanel, vamos até a opção "Contas de email", que fica localizada logo no primeiro bloco, chamado "Email":
Notaremos que nossa conta já estará habilitada para uso, e vamos até a opção "Connect Devices", onde estarão as informações do servidor SMTP:
No bloco "Mail Client Manual Settings", encontraremos as informações necessárias para configuração SMTP. Lembrando que o servidor SMTP é o servidor de saída, diferente dos outros protocolos disponíveis (POP3 e IMAP), que são servidores de entrada.
Habilitando a API de E-mail SMTP no ScriptCase
Com as informações em mãos, vamos habilitar a API no ScriptCase. O primeiro passo é irmos até a opção "Ferramentas -> API", que fica localizada no menu superior horizontal da ferramenta.
Vamos até a opção "Adicionar novo", para adicionarmos o novo perfil API.
O modal já abrirá selecionado no Gateway "SMTP", e preencheremos as informações de acordo com que se pede em cada campo. Um pequeno detalhe para os campos "Porta SMTP" e "Protocolo SMTP", onde é preciso preencher 465 para o primeiro, e SSL ou TLS para o segundo. Clicamos em "Salvar", e logo a nossa API já estará ativa para o uso: