Configurando a API do Google Authenticator no ScriptCase

Configurando a API do Google Authenticator no ScriptCase

A API do Google Authenticator pode ser configurada de forma muito simples para ser utilizada principalmente na autenticação de dois fatores (2FA) do módulo de segurança.

Neste artigo, vamos mostrar como realizar essa configuração no ScriptCase.

Download do aplicativo Google Authenticator em um dispositivo móvel

O aplicativo está disponível para dispositivos móveis com Android e iOS, logo, basta abrir as lojas (PlayStore ou AppStore) e procurar por Google Authenticator. Feito isso, é só instalar o aplicativo e depois iniciar.



Logo de primeira, aparecerá duas opções que poderemos utilizar para adicionar uma conta que será utilizada para autenticação de dois fatores (2FA). São elas: Ler código QR e Inserir chave de configuração. A nossa opção de interesse posteriormente será "Ler código QR".




Habilitando a API no ScriptCase

Vamos até a opção "Ferramentas -> API" no menu superior horizontal do ScriptCase para configurarmos a API:



Vamos em "Adicionar novo", para adicionarmos um novo perfil API:



Selecionamos a opção "Google_authenticator" no campo Gateway, e em seguida definimos um nome para esse perfil, definimos o Modo (público, projeto ou usuário), e por fim, o Domínio, que define o domínio que será habilitado para a utilização da autenticação em duas etapas. Clicamos em "Salvar", e a nossa API já estará ativa.






Quando formos escolher a API do Google Authenticator na configuração da autenticação de dois fatores (2FA) no módulo de segurança (veja como realizar esse procedimento), e posteriormente quando formos ativar essa opção na "Segurança" do nosso projeto, aparecerá uma tela com um QR Code a ser lido, e também um campo chamado "Código", conforme mostra a imagem abaixo:



No aplicativo do Google Authenticator que instalamos em nosso dispositivo móvel, vamos até a opção "Ler código QR", e aproximar a câmera para o QR Code que está na imagem acima. 

Quando a leitura for feita, será gerado um código no aplicativo que fica mudando a cada 10 segundos, e é exatamente esse código que iremos inserir no campo "Código" que está na imagem acima. 

Após a inserção, nosso projeto estará com a autenticação de dois fatores (2FA) habilitada para uso com o Google Authenticator, e para confirmar a ativação, basta clicarmos na opção "Sair" no menu "Segurança" ao lado esquerdo, e realizar novamente o acesso às aplicações do projeto.

    • Related Articles

    • Criando a chave de Api do Google Maps

      Neste artigo veja como habilitar e obter a chave para utilização do Google Maps nas aplicações do Scriptcase. Acessando a Plataforma do google Maps 1. Acesse o link https://mapsplatform.google.com/ para criar sua chave. Será necessário realizar login ...
    • Autenticação de dois Fatores do Módulo de Segurança - Google Authenticator

      O Google Authenticator gera códigos da verificação em duas etapas no seu smartphone . A verificação em duas etapas oferece maior segurança para sua conta pois dessa forma exige uma segunda etapa de verificação no login além da senha. Configuração da ...
    • Configurando API de E-mail no ScriptCase

      No ScriptCase, nós podemos configurar e habilitar 3 tipos de API de E-mail nativamente. São elas: SMTP, Mandrill e Amazon SES. Para este artigo, utilizaremos como exemplo a oção SMTP, que é a mais comumente utilizada. Obtendo as informações do ...
    • Instalando ScriptCase PHP 7.3 utilizando XAMPP no Linux

      Xampp Installation Using PHP 7.3 XAMPP Permite instalar facilmente o Apache em seu próprio computador, independentemente do seu sistema operacional (Linux, Windows, MAC ou Solaris). Primeiro vamos baixar o  XAMPP PHP ...
    • Habilitando Api Google Drive no Console do Google

      Esse tutorial mostra como criar um projeto e habilitar a API do Google Drive para uma conta específica Google, e obter as credenciais de acesso. 1) Faça login com sua conta do Google na área reservada onde permite configurar APIs do Google, a partir ...