Configurando API de SMS no ScriptCase

Configurando API de SMS no ScriptCase

No ScriptCase, nós podemos configurar e habilitar 3 tipos de API de SMS nativamente. São elas: Twilio, Plivo e Ckickatell.

Para este artigo, utilizaremos como exemplo a API de SMS do Twilio, onde temos a possibilidade de realizar um teste gratuito, além da facilidade em obter as credenciais necessárias.

Criação de Conta

Nosso primeiro passo, é criar uma conta no site oficial do Twilio. São solicitadas poucas informações, e é bem simples, bastando ir até a opção "Inscrever-se" no canto superior direito do site:



Após a criação da conta, será necessário verificar o endereço de e-mail cadastrado, e logo após, uma verificação através de um código que é enviado para o número de celular que informarmos antes da verificação. 

Depois da verificação, o Twilio pedirá algumas informações como por exemplo, qual o produto que pretendemos utilizar na plataforma (nesse caso é o SMS), e qual serviço desse produto será usado (dependerá do contexto de cada desenvolvedor). Após inserirmos essas informações, seremos redirecionados para o painel principal.

No dia da criação desse artigo, o valor do teste gratuito oferecido pelo Twilio para utilização da API de SMS, é de $15,50 (quinze dólares e cinquenta centavos).

Obtendo o ID e o Token de Autenticação, bem como o número para teste

As informações necessárias para o ScriptCase habilitar a API de SMS do Twilio são: 
- ID de Autenticação;
- Token de Autenticação;
- De (Do número).

Logo na Dashboard principal conseguimos identificar essas informações, estando a única diferença na obtenção do número que iremos inserir no campo "De (Do número) no ScriptCase, onde precisaremos ir até a opção "Get a Trial Number -> Choose the number" para obter esse número de teste, conforme destacado na imagem abaixo:




Habilitando a API no ScriptCase

Para habilitarmos a API de SMS do Twilio no ScriptCase, vamos até a opção "Ferramentas -> API", que fica localizada no menu superior horizontal da ferramenta:



Vamos até a opção "Adicionar novo", para criarmos um novo perfil API:



No campo "Gateway", selecionaremos a opção "Twilio" que encontra-se no bloco SMS. Além desse campo, podemos definir o nome que daremos a esse perfil API no ScriptCase, além do modo de utilização, se será Público, Projeto ou Usuário:



Inserimos o ID e o Token de Autenticação que obtivemos de nossa conta do site, além do número gerado para o teste gratuito, e clicamos em "Salvar":



Assim que salvarmos, a API já estará ativa, conforme é mostrado na imagem abaixo:



    • Related Articles

    • Criando a chave de Api do Google Maps

      Neste artigo veja como habilitar e obter a chave para utilização do Google Maps nas aplicações do Scriptcase. Acessando a Plataforma do google Maps 1. Acesse o link https://mapsplatform.google.com/ para criar sua chave. Será necessário realizar login ...
    • Configurando API de E-mail no ScriptCase

      No ScriptCase, nós podemos configurar e habilitar 3 tipos de API de E-mail nativamente. São elas: SMTP, Mandrill e Amazon SES. Para este artigo, utilizaremos como exemplo a oção SMTP, que é a mais comumente utilizada. Obtendo as informações do ...
    • Instalando ScriptCase PHP 7.3 utilizando XAMPP no Linux

      Xampp Installation Using PHP 7.3 XAMPP Permite instalar facilmente o Apache em seu próprio computador, independentemente do seu sistema operacional (Linux, Windows, MAC ou Solaris). Primeiro vamos baixar o  XAMPP PHP ...
    • Configurando a API do Google Authenticator no ScriptCase

      A API do Google Authenticator pode ser configurada de forma muito simples para ser utilizada principalmente na autenticação de dois fatores (2FA) do módulo de segurança. Neste artigo, vamos mostrar como realizar essa configuração no ScriptCase. ...
    • Configurando a recuperação de senha no Scriptcase

      Para realizar a recuperação de senha do Scriptcase é necessário realizar alguns procedimentos para que ele funcione corretamente. ATENÇÃO: Para que a recuperação aconteça é necessário que você possua e configure um serviço de SMTP. Após logar, é ...