Esconder/Mostrar campo "Novo Usuário" na tela de login com template HTML

Esconder/Mostrar campo "Novo Usuário" na tela de login com template HTML

Neste artigo, iremos aprender como habilitar o recurso de "Esconder/Mostrar" que está disponível dentro da opção "Segurança -> Configurações", para o campo "Novo Usuário" que encontra-se na tela de login que foi gerada com template HTML.

Atualmente esse recurso é habilitado de forma automática quando o módulo de segurança é gerado sem a utilização de um template HTML customizado para a tela de Login. No entanto, para que possamos habilitar na nossa tela de login que possui um template HTML, devemos adicionar duas funções JavaScript dentro do arquivo index de nosso template.

Vejamos abaixo os procedimentos realizados em cada tópico:

Habilitando o campo dentro do arquivo index do template HTML

Caso o campo não esteja habilitado no seu template, precisamos seguir o passo a passo abaixo:

1 - Dentro da aplicação de Login no seu ScriptCase, mais precisamente em "HTML do usuário", clicamos no botão Checar para que seja feita uma verificação dos campos que não constam dentro do arquivo do template HTML que fica nas bibliotecas externas. O resultado esperado deve ser o que consta nas imagens abaixo:


2 - Ao clicar em "SC_FIELD_INFO_new_user", abrirá uma janela modal que nos mostrará um exemplo de onde o campo deve ser adicionado dentro do template HTML:


3 - Vamos até a opção "Ferramentas -> Bibliotecas Externas", logo em seguida "Editar" na biblioteca que estamos utilizando para o template HTML do login, e buscamos o arquivo ".html":


4 - Adicionamos o campo dentro da tag "form" no código HTML, e salvamos o arquivo:


5 - Voltamos a aplicação de Login, e clicamos novamente no botão Checar  (conforme o primeiro passo), e obtemos o check "OK" para o campo {new_user}:


Habilitando as funções "scHideUserField()"scShowUserField()para habilitar o "Esconder/Mostrar"

Para que essa opção funcione nas configurações do Módulo de Segurança, precisaremos adicionar essas duas funções dentro do código HTML do nosso template.

O script de ambas está disponível abaixo para que possamos apenas copiar, colar e salvar:
  1. <script type="text/javascript>">
  2. // Função para habilitar e desabilitar o campo novo usuario
  3. function scHideUserField(fieldName)
  4. {
  5.   if(fieldName == 'new_user')
  6.   {
  7.     $('#id-new_user-1').hide();
  8.   }
  9. }
  10. function scShowUserField(fieldName)
  11. {
  12.      if(fieldName == 'new_user')
  13.     {
  14.     $('#id-new_user-1').show();
  15.     }
  16. }
  17. </script>
É importante salientar que este script deve ser adicionado dentro da tag "head" do arquivo HTML do template. 
Outro ponto antes de finalizar é relacionado ao "id" do campo que é passado como parâmetro dentro das condicionais nas funções.

Esse "id" deve estar de acordo com o que é referenciado no código HTML do template, e para que possamos capturar essa informação, nós podemos inspecionar o elemento com a aplicação de Login em execução, e identificar qual o "id" representa o campo "new_user" para substituir o que encontra-se no script acima.

Como é possível verificar na imagem abaixo, à direita está o código HTML do template, mas em destaque está o "Novo Usuário".

A informação que nos interessa está dentro tag "div" que está acima do código em destaque, que é justamente o "id-new_user-1". Basta substituir o "id" do script pelo "id" que consta no seu template HTML.

No script de exemplo acima, esse id já consta dentro da condicional, porque trata-se do template de exemplo da biblioteca samples do ScriptCase.
Feito isso, basta salvar e executar a aplicação novamente, e acessar a conta para entrar na opção "Segurança -> Configurações", e habilitar ou desabilitar o campo novo usuário para ser mostrado ou não na tela de Login.


    • Related Articles

    • Esconder/Mostrar campo "Recuperar Senha" na tela de login com template HTML

      Neste artigo, iremos aprender como habilitar o recurso de "Esconder/Mostrar" que está disponível dentro da opção "Segurança -> Configurações", para o campo "Recuperar Senha" que encontra-se na tela de login que foi gerada com template HTML. ...
    • Esconder/Mostrar campo "Lembrar-me" na tela de login com template HTML

      Neste artigo, iremos aprender como habilitar o recurso de "Esconder/Mostrar" que está disponível dentro da opção "Segurança -> Configurações", para o campo "Lembrar Login" que encontra-se na tela de login que foi gerada com template HTML. Atualmente ...
    • Como solicitar um novo Serial

      Algumas situações demandam a reinstalação do Scriptcase, nestes casos, o usuário deve gerar um novo serial em nosso site para registrar a ferramenta. Siga os passos abaixo para gerar um novo serial: 1. Realize o login no site Todo o processo para ...
    • Calendário por usuário

      Neste exemplo iremos mostrar uma ligação entre uma aplicação do tipo Controle e um Calendário. Este recurso pode ser utilizado para um determinado usuário visualizar seu respectivo calendário onde estão agendadas suas atividades. 1ºPasso ...
    • Criando a chave de Api do Google Maps

      Neste artigo veja como habilitar e obter a chave para utilização do Google Maps nas aplicações do Scriptcase. Acessando a Plataforma do google Maps 1. Acesse o link https://mapsplatform.google.com/ para criar sua chave. Será necessário realizar login ...