Usando dois aplicativos de pesquisa para acessar um formulário

Usando dois aplicativos de pesquisa para acessar um formulário

Neste exemplo, vamos criar 2 aplicativos do tipo "Filtro" e 1 aplicativo do tipo "Formulário".


Nos aplicativos do tipo Filtro, usaremos as tabelas "customers" e "orders", porém, selecionaremos apenas alguns campos de cada tabela e faremos ajustes em alguns deles.
Para utilizar as tabelas citadas acima, basta criar um novo projeto e utilizar o projeto pronto "Samples" no ScriptCase.


1. Criamos o primeiro aplicativo do tipo Filtro utilizando a tabela "customers", e iremos selecionar apenas o campo "customerid" para ser utilizado no aplicativo.



2. Em seguida, iremos para a opção "Campos", pois iremos alterar o tipo do campo "customerid" para 'Select' e ativar a opção "Usar Select2".




3. Ainda na página de configuração do campo, vamos rolar um pouco mais para baixo até "Método para Lookup" para escrever um código SQL, onde selecionamos os campos 'customerid' e 'companyname' da tabela 'customers' e classificamos os registros no campo 'companyname'.




4. Como a ideia é acessar o Formulário passando por 2 aplicativos do tipo "Search" previamente, precisaremos redirecionar o aplicativo "search_customers" para "search_orders"(que iremos criar na sequência), através do evento onValidate, passando os seguintes parâmetros abaixo no macro sc_redir():




5. Feito isso, criaremos o segundo aplicativo do tipo "Search", onde dessa vez utilizaremos a tabela de 'orders' e faremos os ajustes necessários. Nesse caso, dois campos foram selecionados: 'orderid' e 'employeeid'.


6. Com a criação da segunda aplicação do tipo “Filtro”, iremos ajustar os campos 'orderid' e 'emplyeeid' para serem do tipo 'Select', porém, diferente da aplicação anterior, não ativaremos a opção “Usar Select2”.


7. No evento onScriptInit, vamos definir o campo 'customerid' como sendo somente leitura, usando a macro sc_field_readonly(), e então atribuir na variável $customer, a variável global [customer_id], e posteriormente atribuir ao campo {customerid} a variável $customer.


8. Ainda na configuração dos campos, iremos escrever um código SQL onde passaremos como parâmetro dentro do campo 'customerid' que também está presente na tabela 'orders', a variável global [customer_id], que foi criada no evento onScriptInit na etapa anterior. Abaixo, podemos ver o código no Método para Lookup de cada campo:




9. Feito isso, vamos agora criar o Formulário usando a tabela 'orders'. O detalhe para a criação deste Formulário é que iremos configurar os campos {customerid} e {employeeid} para serem do tipo 'Select', além de habilitar também a opção “Usar Select2”.




10. Após todos estes ajustes, iremos ao aplicativo "search_orders", e na opção "Ligação entre Aplicações", iremos vincular o aplicativo com os "form_orders" que acabamos de criar.

- No menu lateral do aplicativo, selecionamos a opção “Ligação entre Aplicações”:


- Como nenhum link foi criado, clicamos em "Clique aqui" para criar um novo:

- Deixamos a opção "Ligação de Aplicação" marcada e clicamos em "Prosseguir":


- Selecionamos o aplicativo "form_orders" e clicamos novamente em "Prosseguir":


- De acordo com as configurações que definimos anteriormente, tudo já estará configurado corretamente, basta confirmar para completar a ligação:


- Por fim, clicamos em "Salvar", e o link será criado:


11. Executamos o aplicativo "search_customers" para que ele seja redirecionado para "search_orders", que posteriormente será redirecionado para "form_orders", conforme definimos no passo anterior.

- Definimos o parâmetro de pesquisa e, em seguida, o "Customerid", e clicamos em "Pesquisa":


- Definimos o filtro para os campos {orderid} e {employeeid} e clicamos em "Pesquisa":


- Em seguida, o Formulário será executado com os registros de acordo com os filtros previamente definidos:

    • Related Articles

    • Usando um aplicativo TAB com vários aplicativos e com um único parâmetro

      Este exemplo mostrará como você pode passar parâmetros de um Grid para outro aplicativo TAB, para que possa ser usado para executar consultas SQL em diferentes aplicativos contidos no TAB.  1. Duas aplicações do tipo Grid devem ser criadas, ambas ...
    • Autenticação de dois Fatores do Módulo de Segurança - Google Authenticator

      O Google Authenticator gera códigos da verificação em duas etapas no seu smartphone . A verificação em duas etapas oferece maior segurança para sua conta pois dessa forma exige uma segunda etapa de verificação no login além da senha. Configuração da ...
    • Exemplo de novo formulário

      Neste exemplo, vamos ver como fazer um formulário começar em branco com a macro sc_apl_conf. 1. Criamos uma aplicação do tipo de formulário 2. Então, no evento onApplicationInit, usamos a macro sc_apl_conf: 3. Nós salvamos as alterações e executamos ...
    • Exemplos para criação de diagramas

      Para suprir as necessidades atendidas pelo GoJS, a partir do Scriptcase versão 9.2.016 estamos disponibilizando novos componentes desenvolvidos pela nossa equipe.  Veja mais detalhes sobre cada um dos exemplos abaixo: - Exemplo 1: Diagrama para ...
    • Filtro na aplicação formulario

      Esta aplicação filtra dados que serão exibidos em formulários de edição. Este tipo de aplicação funciona necessariamente ligada a um formulário. Nota: A tabela usada para criar esta aplicação deve ser necessáriamente a mesma utilizada para criar o ...