Dicionário de dados

Dicionário de dados

O dicionário de dados é uma ferramenta importante para a criação de sistemas multilinguagem, utilizando este recurso é possível criar um repositório de dados para utilizar nas aplicações geradas no projeto ou em novas aplicações.

O dicionário de dados é associado a uma ou mais tabelas, ao criar uma aplicação, utilizando uma dessas tabelas, no local da label do campo será exibida uma lang, criada pelo Scriptcase automaticamente, que possibilita alterar a linguagem das aplicações em tempo de execução. Em aplicações pré-existentes no projeto é possível sincroniza-las.

Veremos neste exemplo abaixo, como utilizar este recurso.

 

1. Para acessar o dicionário de dados devemos acessar o menu principal Ferramentas > Dicionário de dados.






2. Em seguida seremos redirecionados para a tela inicial de criação do dicionário de dados, onde devemos informar o nome e conexão que iremos utilizar.


 



3. Em seguida será exibida um tela contendo a lista de todas as tabelas que a conexão selecionada anteriormente tem acesso.

    Neste passo devemos selecionar as tabelas em que criaremos o repositório de dados. Neste exemplo utilizarei apenas a tabela cidades.


 



4. Em seguida seremos redirecionado para a tela abaixo.

    Neste passo devemos escolher se desejamos que o Scriptcase crie índices nas labels dos campos, para assim criarmos um projeto com múltiplas linguagem, e que posam ser alteradas dinamicamente.

 



 

5. Neste passo podemos visualizar as tabelas sincronizadas com o dicionário de dados.





Editar- O botão Editar, na parte superior da tela, realiza alterações nas propriedades do dicionário de dados.

Tabelas da base de dados- Ao clicar na opção tabelas da base de dados será exibida uma lista das tabelas não sincronizadas e você 'retorna' para o passo 3

Sincronizar dicionário- A opção Sincronizar dicionário também é ao selecionar uma ou mais tabelas. Nesta opção você 'retorna' para o passo 4 e pode atualizar informações do dicionário caso tenha realizado alterações nas tabelas. Lembre-se de realizar de limpar o cache antes de executar este sincronização.

Sincronizar aplicações- A opção Sincronizar aplicações é habilitada ao selecionar uma ou mais tabelas. Nesta opção é possível criar índices nas aplicações já existentes. Visualize o próximo passo.

Editar(Campos do Scriptcase)- Em Editar, ao lado da versão, é possível realizar algumas alterações nos campos do Scriptcase, essas alterações servirão para todas as aplicações criadas utilizando a tabela selecionada. verifique esta opção na imagem abaixo:


 


 

6. A opção Sincronizar aplicações é habilitada ao selecionar uma ou mais tabelas. Nesta opção é possível criar índices nas aplicações já existentes no projeto, que utilizem as tabelas selecionadas.

   Após selecionar as tabelas e clicar em prosseguir, será exibida a tela abaixo:


Nesta tela contem todas as aplicações existentes que utilizam as tabelas selecionadas, e ao lado as propriedades que serão atualizadas.

 

Após finalizar o processo, será exibida a seguinte tela:

É possível verificar o log, no botão Mostrar log, das alterações realizadas ou finalizar o dicionário de dados clicando em Fechar.



 

Opção Mostrar log


 


 

7. Para editar as langs que foram criadas, acesse Localidades > Traduzir aplicações



 

8. Será criada uma pasta em Messagens do projeto, com o nome da tabela. Ao clicar nesta pasta é possível visualizar as langs criadas e o nome dos campos nas linguagens do projeto, selecionadas previamente.

Obs.: Ao criar uma lang manualmente, no dicionário selecione as tabelas, clique em Sincronizar aplicações, para a lang ser incluída automaticamente em todas as aplicações da tabela selecionada.


 



    • Related Articles

    • Criando a chave de Api do Google Maps

      Neste artigo veja como habilitar e obter a chave para utilização do Google Maps nas aplicações do Scriptcase. Acessando a Plataforma do google Maps 1. Acesse o link https://mapsplatform.google.com/ para criar sua chave. Será necessário realizar login ...
    • Correção : Erro de acesso à base de dados do Scriptcase

      Algumas vezes, nos deparamos com alguns erros de acesso à base de dados do Scriptcase, como mostra o exemplo abaixo : O que pode causar esse erro? Estes erros acontecem quando alteramos o nome da pasta raiz do scriptcase para um nome diferente do ...
    • Como criar uma base de dados LDAP no Windows Server

      Criando uma Base de dados LDAP no Windows Server. Gerenciamento do Servidor Imagem 01: Server manager option on the startup menu. No Windows Server, existe um método nativo de instalação/configuração de um Active Directory com base de dados ...
    • Como criar uma base de dados LDAP no Linux

      Criando uma base de dados LDAP simples no Linux. Instalando e configurando slapd Nós utilizaremos OpenLDAP(slapd) para construir uma base de dados LDAP acessível ao módulo de segurança sem simular um Active Directory. Esse tutorial criará uma base ...
    • Conexão com banco de dados MSSQL (SQL Server)

      O Scriptcase possui 5 tipos de conexões que podem ser usadas para a comunicação com o banco de dados MSSQL Server. MSSQL Server ADO MSSQL Server Native SRV PDO MSSQL Server Native SRV MSSQL Server ODBC MSSQL Server (Módulo do PHP)     1. Conexão ...